Sessão, Cessão ou Seção?

publicidade:

Todos sabemos que a Língua Portuguesa é muito complexa. Alguns acham mesmo que seja uma das mais difíceis do mundo em termos de gramática e ortografia, embora isso não seja uma verdade. Existem idiomas mais complicados.

Mas, devemos considerar que temos uma gramática bastante extensa, com inúmeras palavras que possuem o mesmo som, com grafia e significados diferentes, que são as chamadas palavras homônimas homófonas. Entre esses casos, temo um que é bastante singular: três palavras que soam da mesma maneira, possuem grafia quase igual e que possuem significado totalmente diferentes: sessão, seção e cessão.

publicidade:

Vamos ver o que significa cada uma dessas palavras e como devemos aplica-las corretamente:

trabalhos-acadmicos-o-que-so-como-fazelos-32-728

Sessão – Como e Quando Usar

A palavra sessão tem origem na palavra latina sessio, que tem o significado de sentar-se, remetendo à ideia de que uma pessoa deve se sentar para assistir ou participar de uma reunião, por exemplo. O significado de sessão é o intervalo de tempo de duração de algum evento, como uma sessão de cinema, uma apresentação de qualquer tipo de espetáculo.

Sessão é, portanto, o tempo que uma assembleia se mantém em reunião, o tempo que leva um congresso, o tempo de duração de um espetáculo, ou ainda o tempo contínuo que é empregado para cada fase de qualquer tipo de processo, um encontro terapêutico com um analista ou até mesmo uma reunião espírita, por exemplo.

Vamos entender melhor através de alguns exemplos:

  • Vou assistir à próxima sessão do filme.
  • Não consegui ver o espetáculo, pois foi apresentado em uma única sessão.
  • Hoje teremos duas sessões com o mesmo grupo terapêutico.

Seção – Como e Quando Usar

Também proveniente do latim, seção vem de sectio, significando uma parte de um todo, significado que ainda mantém em nosso idioma. A palavra seção pode estar ligada a uma repartição de serviço público, um departamento, um setor de uma empresa, por exemplo.

publicidade:

Seção tem como significado uma parcela, uma porção, uma parte de um todo, podendo também se referir ao ponto em que algo foi cortado ou dividido. Além de significar uma divisão administrativa, seção também pode ser uma parte de uma obra literária, a divisão em capítulos ou artigos de uma obra para melhor compreensão do leitor.

Em arquitetura, seção é o corte de um edifício dentro de um plano, com as proporções de altura e profundidade observadas para que a obra seja compreensível. A geometria estabelece que seção é uma linha determinada sobre uma superfície por outra que a encontra.

Sob o aspecto militar, seção é a quarta parte de um esquadrão, uma subdivisão de baterias com número limitado de soldados.

Em história natural, seção é a divisão de um gênero de ser vivo, uma divisão secundária ou subdivisão.

Num estabelecimento comercial, seção é a área onde se encontra um determinado tipo de produto e, na farmacologia, é a operação de divisão de substâncias medicinais com o uso de instrumentos cortantes.

Para a geometria, as seções são os cortes planos em alguma figura geométrica, gerando elipses, hipérboles e parábolas. Ao considerarmos uma superfície, podemos dizer que as seções são aquelas produzidas na divisão da área total.

Veja alguns exemplos de utilização de seção:

  • Encontrei a seção de sapatos masculinos com muita dificuldade.
  • Estive lendo a seção esportiva no jornal.

Cessão – Como e Quando Usar

Com relação à palavra cessão, também proveniente do latim, cessio, com o significado de ceder, a palavra ainda mantém o mesmo sentido, que é o ato de ceder, de transferir alguma coisa, um bem ou um direito, uma entrega, uma concessão. A palavra cessão também pode ter o significado de desistência, de renúncia.

Veja alguns exemplos de utilização da palavra cessão:

  • O agente estabeleceu a cessão dos direitos autorais ao clube.
  • A biblioteca determinou o cancelamento da cessão de livros.
  • A cessão do anfiteatro foi concedida para a realização da sessão solene.
  • Foi autorizada a cessão de brindes na seção de livros.
publicidade: