Estudo, Português e Literatura

Viagem ou Viajem?

publicidade:

Tanto a palavra viagem quanto viajem existem no nosso idioma e estão corretas. O que precisamos é só saber como devem ser colocadas, dependendo da frase que estamos articulando.

É bastante comum, ao escrevermos, surgir uma dúvida com relação à grafia de uma palavra e com viagem e viajem acontece a mesma coisa. Afinal, uma viagem de ida para algum lugar é com “g” ou com “j”?

publicidade:

Vamos ver, na prática, alguns exemplos de colocação da palavra correta:

publicidade:
  • Você vai fazer uma longa viagem, se pretende ir de São Paulo a Manaus.
  • É bem possível que vocês viajem amanhã pela manhã.

Você percebeu a diferença entre as duas frases, com a colocação das palavras viagem e viajem da forma correta?

abreMateria_viagem

Viagem ou Viajem? – Viagem, substantivo, e viajem, verbo

Na primeira frase, usamos viagem como substantivo, que é parte do sujeito, indicando um ato que vai acontecer, no caso, uma viagem que será feita. No segundo caso, estamos usando viajem como verbo, na terceira pessoa do plural.

Viu como é fácil? Toda vez que você usar viagem como substantivo, indicando o ato de se locomover de um local para o outro, deve usar viagem com “g”. Quando você se referir a pessoas que estejam se locomovendo, deve usar viajem com “j”.

Para marcar bem a viagem

Sempre que estamos falando numa jornada, num passeio, num deslocamento de um ponto para o outro, estamos usando, portanto, o substantivo viagem. Aliás, devemos lembrar que o termo não é aplicado apenas à locomoção, sendo usado na gíria por viciados em drogas, significando também a experiência das alterações sensoriais depois do uso de qualquer droga alucinógena.

Escrevemos viagem com “g” em virtude da regra do nosso idioma que nos orienta a escrever com “g” todos os substantivos terminados em “agem”, como vertigem, ferrugem, penugem, passagem, imagem e, inclusive, viagem.

Para marcar bem que viajem

No entanto, quando estamos conjugando o verbo viajar, a palavra viajem é a forma do verbo na terceira pessoa do plural do presente do subjuntivo, ou na terceira pessoa do plural do imperativo.

Viajar é o verbo que se refere ao ato de se locomover, de visitar outro local, de ir de uma cidade a outra, ou pode ser, como falamos anteriormente, um período de alucinação depois do uso de drogas ilícitas.

Mas, por que viajar é com “j” e viagem é com “g”?

O verbo viajar é proveniente do latim, “viare” e também “viaticum”, que tem o mesmo significado e que, na época, também indicava as provisões para uma jornada, e é uma palavra que deriva de “via”, que tinha o significado de estrada, caminho.

Ainda hoje temos em Roma a Via Apia, uma estrada feita pelos romanos na época do seu império. E, se formos nos levar pelo latim, a própria Igreja Católica possui um sacramento que é dado aos doentes e moribundos, chamado de viático, considerado como uma preparação para a pessoa que está morrendo poder chegar aos reinos celestes e ser bem recebida.

O costume de escrever viagem com “g” veio da evolução da palavra, que passou pelo provençal “viatge”, chegando ao português como viagem no século 13. O provençal, por sinal, ainda é falando na região de Provence, na França.

Mas, voltando à viagem: o verbo é formado pelo substantivo viagem mais o sufixo verbal “ar”, sendo usado o “j” para que mantenha a sua sonoridade de acordo com as regras do nosso idioma, senão ficaria “viagar”.

Nossas regras ortográficas estabelecem que devemos escrever com “j” todas as formas verbais dos verbos terminados em “jar”, como velejar, pestanejar, pelejar e até mesmo viajar.

Viagem ou Viajem – Exemplos

Veja alguns exemplos da utilização das palavras viagem e viajem:

  • Não pensem em viagem hoje! Viajem amanhã!
  • É preciso que todos viajem pelo país, se quiserem conhecer novas culturas.
  • Você fez uma boa viagem?
  • Nunca é bom que motoristas viajem à noite e com chuva!
  • Do jeito que as coisas andam, é provável que minha viagem não se realize.
Share this Story

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Check Also

Função Exponencial – Propriedades, Conceito e Exercícios

publicidade: Chamamos de Função Exponencial a função f ...