Estudo, Português e Literatura

Trás ou Traz? – Qual é o Correto

Dentre as palavras homófonas que temos em nosso idioma e que trazem tantas dúvidas na hora de serem aplicadas na escrita, temos as palavras trás ou traz. Na linguagem falada não temos uma maneira certa de saber qual dos dois termos está sendo utilizado, mas na nossa grafia devemos entender seu funcionamento e sua aplicação correta.

Uma frase que você já deve ter ouvido em muitos lugares e também lido em diversos textos, é “o dinheiro não traz felicidade”. Está certa ou errada a colocação da palavra traz nesta frase? Vamos entender melhor essa situação.

Trás ou Traz

publicidade:


Veja Também: Se não ou senão

Quando usar o termo “trás”

Quando usamos o termo trás, estamos usando uma palavra que tem o mesmo significado de atrás, detrás de algo ou de alguma coisa. A palavra trás tem a função de advérbio de lugar, devendo sempre ser acompanhado de uma preposição, criando assim uma locução adverbial.

publicidade:

Vamos citar alguns exemplos:

  • Ele chegou a olhar para trás no momento em que se arrependeu do que fez.
  • Uma criança, rapidamente, surgiu de trás de uma árvore.
  • Quando estiver no palco, deve passar por trás de seu parceiro de cena, e não em sua frente.

Quando usar o termo “traz”

Quando usarmos o termo traz, estamos usando o verbo trazer, que tem o mesmo significado de transportar, de causar, de oferecer, de ocasionar ou de conduzir. O termo traz é a terceira pessoa do singular do indicativo ou a primeira pessoa do singular do imperativo do verbo trazer.

Cursos grátis

Clique aqui e faça um curso gratuito. São diversas áreas (tecnologia, informática, web, gastronomia, administração). E o melhor, você não precisa pagar nada por isso.

Vamos ver alguns exemplos:

  • O jornal sempre traz más notícias sobre política.
  • Nas enchentes, a água contaminada traz doenças à população, como a leptospirose, por exemplo.
  • O dinheiro, embora afirmem o contrário, não traz felicidade para ninguém.

Dessa forma, podemos perceber que nosso primeiro exemplo, “o dinheiro traz felicidade”, deve ter o verbo na terceira pessoa do singular do indicativo, não podendo ser usada a palavra trás.

Se você tiver dúvida na utilização das palavras trás ou traz, basta substituir pelo verbo. Se não tiver um significado, você saberá que o uso está incorreto.

Assim, na frase “o dinheiro traz felicidade”, basta substituir a forma verbal: “o dinheiro pode trazer felicidade”. Ou podemos substituir por um dos verbos sinônimos, como ocasionar, por exemplo: “o dinheiro ocasiona felicidade”.

Trás ou Traz – A colocação certa

Como você pode ver nos exemplos acima, as duas palavras são parte do vocabulário da língua portuguesa e ambas estão corretas. No entanto, o que sempre devemos ter em conta que devem ser usadas em situações diferentes.

Enquanto a palavra trás é um advérbio de lugar, indicando uma situação em que algo ou alguém esteja atrás, ou por detrás de algo ou alguém, traz é um verbo, que deve ser usado corretamente quando queremos, numa frase, apontar o ato de condução, de direcionamento de algo ou de alguma coisa.

O advérbio de lugar trás tem como origem uma palavra do antigo latim, “trans”, falado na época do Império Romano e que teve sua evolução para o latim vultar e, posteriormente, para o nosso idioma português. Deve ser sempre acompanhado de uma preposição, normalmente ou ou para, criando assim uma locução adverbial, podendo também ser uma palavra usada em locução prepositiva, como “por trás de”.

O verbo trazer, por sua vez, também tem sua origem no latim, da palavra “trahere”, sendo um verbo irregular, ou seja, que não está dentro dos modelos fixos de conjugação verbal, havendo nele a alteração dos radicais e nas terminações de sua conjugação.

O verbo trazer é muito utilizado na linguagem falada, tendo diversos significados, referindo-se principalmente ao ato de transportar ou de encaminhar algo ou alguma coisa, mas também podendo ter o significado de oferecer, de atrair, de apresentar, de manter, de citar, entre muitos outros.

Lembre-se que usar corretamente as palavras sempre irá fazer com que você possa transmitir exatamente suas ideias, principalmente na linguagem escrita. A linguagem falada por ter suas variações e seus dialetos, mas quando se trata de linguagem escrita, sempre devemos ficar atento às regras da gramática.

publicidade:
Share this Story

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Check Also

Palavras Difíceis e seus significados

Há quem diga que inteligência é afrodisíaco. E ...




Nosso site é gratuito e sempre será. Para ajudar a manter o site funcionando, por favor indique aos seus amigos clicando no G+, não custa nada.

Receba novidades por e-mail

Assine a nossa newsletter e receba novos conteúdos por e-mail!