Estudo

Simple Present

O simple present, ou presente simples, é muito fácil de ser praticado em inglês, sendo usado como fórmula básica para o aprendizado do idioma de Shakespeare. Vamos ver como usar o simple present:

  • Quando vou dizer “eu gosto”, devo usar “I like”;
  • Se você quer dizer “você gosta”, deve usar “you like”;
  • Para dizer “nós gostamos”, basta dizer “we like”;
  • Se quer dizer “eles gostam”, é só dizer “they like”.

Quando conjugamos o verbo “gostar” em português, fazemos as alterações nas diferentes pessoas da conjugação de acordo com o que cada uma exige, ou seja, adaptamos às pessoas “eu”, “tu”, “você”, “nós”, “eles”.

No caso do inglês, o verbo continua sendo o mesmo, sem qualquer variação. A única coisa a ser mudada é a pessoa, podendo aplicar o mesmo formato verbal para “I”, “you”, “we” ou “they”. A única alteração que encontramos, e que devemos tomar cuidado, é com as conjugações para “he”, “she” e “it”, já que aqui entram algumas regrinhas que devem ser aplicadas.

publicidade:


simple-present-x-present-continuous-4-728

Simple Presente – Quando e como usar

Usamos o simple present nas seguintes situações:

publicidade:
  • Quando tratamos de uma ação habitual, ou seja, atos que costumamos realizar constantemente, como por exemplo, “I Always leve work at 18 o’clock” (eu geralmente saio do trabalho às 18 em ponto).
  • Quando falamos sobre algo generalizado, comum às diversas situações, como por exemplo, “babies cry” (bebês choram), que se trata de uma verdade universal, comum a todos os bebês.

No simple present também costumamos usar os verbos auxiliares “do” e “does”, que devem ser usados em frases negativas e interrogativas, como nas regras abaixo:

  • Em frases negativas, devemos usar “I do not”, ou “I don’t;
  • Em frases interrogativas, usados “Do I…?

Quando usamos na terceira pessoa, seja do singular ou plural, usados “does”:

publicidade:
  • Em frases negativas, usamos “he does not” ou “he doesn’t”;
  • Em frases interrogativas, usados “Does he…:?

Assim, aplicando em exemplos práticos, devemos dizer:

  • I don’t have to work today (eu não tenho que trabalhar hoje);
  • She doesn’t have to wash the dishes (ela não tem que lavar a louça);

Não precisamos usar os verbos auxiliares “do” e “does” em frases afirmativas, mas devemos observar que os verbos sofrem alterações nas terceiras pessoas do singular, observando que, na terceira pessoa do plural não é necessário alterar nada. Como regra geral, devemos acrescentar o “s” no final do verbo:

  • John lives downtown (João mora no centro da cidade);
  • Susan’s cat sleeps a lot during the day (o gato de Susan dorme muito durante o dia).

Vamos ter ainda algumas exceções na terceira pessoa do singular dos verbos do simple present:

  • Quando um verbo terminar em “y” e for precedido de consoante, devemos substituir o “y” por “ies” (Peter studies at school everyday, ou Pedro estuda no colégio todos os dias);
  • Quando os verbos terminarem em “s”, “sh”, “ch”, “x” e “o”, acrescenta-se o “es” a esses fonemas (Bob fixes everything at his house, ou Bob conserta tudo em sua casa).
  • Quando os verbos terminarem em sua sequência de consoante e um “y” no final, como nos verbos “try”, “cry”, “reply”, “hurry” e outros, é preciso substituir o “y” por “ies” (The babies cries everytime, ou Os bebês choram o tempo todo).
  • Como não poderia deixar de haver uma exceção, na língua inglesa temos essa exceção no verbo “have” que, no caso da terceira pessoa do singular, se transforma em “has” (She has a good time to work, ou Ela tem um bom tempo para trabalhar).

Como podemos ver, o simple present é muito simples no idioma inglês. Basta seguir essas simples regras e você terá muito mais facilidade para começar os seus estudos ou aprimorar o conhecimento do idioma.

Lembre-se que, para aprender bem qualquer idioma estrangeiro, é importante que você tenha um bom vocabulário, com conhecimento do maior número possível de palavras. Isso torna mais fácil o aprendizado e, no caso do idioma inglês, com as facilidades do single present, você terá mais facilidade em aprender rapidamente o idioma.

publicidade:
Share this Story

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Check Also

Treinos de Boxe

Um treino de boxe tem de seguir as ...




Nosso site é gratuito e sempre será. Para ajudar a manter o site funcionando, por favor indique aos seus amigos clicando no G+, não custa nada.

Receba novidades por e-mail

Assine a nossa newsletter e receba novos conteúdos por e-mail!