Estudo

Present Perfect

publicidade:

Um dos tempos verbais que costuma criar um nó na cabeça de estudantes do idioma é o Present Perfect. Para quem conhece bem o idioma português, o Present Perfect é algo que foge à compreensão, já que não tem equivalente em nossa língua mas, depois que se pega o jeito, é fácil perceber que se trata de um tempo verbal bastante útil.

A estrutura do Present Perfect é composta pelo sujeito da oração, pelo verbo to have mais o verbo no particípio e o complemento. Entenda melhor como funciona:

publicidade:
  • Peter has been to Brazil (Peter esteve no Brasil).

Present Perfect – Como usar de forma correta

O Present Perfect é usado nas seguintes situações:

publicidade:

Para indicar ações que começaram no passado e que continuam no presente

Vamos dizer que você estuda no mesmo colégio há bastante tempo. Isso é algo que começou no passado e que continua no presente e esta é uma condição ideal para usar o Present Perfect.

  • I have study in this college since 2010 (Estudo neste colégio desde 2010).

A mesma situação também é válida para algo que tenha começado no passado e que ainda não terminou do jeito que esperávamos que tivesse se encerrado:

  • It hasn’t stopped the time and my friends haven’t come to my home (O tempo não parou e meus amigos não vieram para minha casa).

Alguns processos acontecem com o passar do tempo e você não sabe quando a mudança começou, mas sabe que ela está em progresso ou que seus resultados ainda estão visíveis, possuindo um efeito no presente. Veja um caso desses:

  • John have grown so much since the last time I saw him (João cresceu muito desde a última vez que o vi).

O Present Perfect também pode ser usado quando você está em meio a um acontecimento, como por exemplo, durante aulas de matemática. Ao usar o Present Perfect, você mostrar que está tendo aulas e que elas não terminaram na semana:

  • I have had three lessons this week (eu tive 3 aulas esta semana).

Inglés - Present Perfect

Para indicar ações que aconteceram num tempo indefinido no passado

Você pode falar sobre algo que aconteceu em algum momento do passado sem citar exatamente quando, usando o Present Perfect. Ao usar esse tempo, você está dizendo que houve o fato, mas não vai precisar exatamente quando:

  • My familly has been to America (Minha família já esteve na América).

O Present Perfect também é usado para perguntar a alguém sobre algo em sua vida, independente de quando o tenha feito. Esse uso também pode ser aplicado para ações que terminaram de acontecer, mesmo recentemente:

  • Have you seen the new movie? (Você já viu o novo filme?)

Para indicar ações que acabaram de acontecer

Você também pode usar o Present Perfect para ações que terminaram de ocorrer:

  • John and Mary have just left. (João e Maria acabaram de sair).

Present Perfect – Frases negativas e interrogativas

Ao usar o Present Perfect, para frases negativas basta acrescentar o not após o have-has e, nas frases interrogativas, basta usar o have/has no início da frase:

  • I have not / I haven’t
  • Have I…?

Fácil assim entender o Present Perfect, não é mesmo? Fica menos complicado quando a gente entende e sabe como usar. Agora, vamos a algumas dicas importantes sobre o uso do Present Perfect, mostrando a você quando não deve usar esse tempo verbal no idioma inglês:

  • Nunca use o Present Perfect quando estiver informando a data em que o fato ocorreu. Assim, se disser “My family has been to America”, está falando corretamente. Mas, se disser “My family traveled to America in 2012”, não poderá usar o Present Perfect.
  • Nunca use o Present Perfect em ações definitivas e pontuais, como nascer ou morrer. O Present Perfect é usado durante o tempo da vida, e não como um fato pontual: “I have lived a long life” pode ser usado, “I was born em 1995” também. Mas nunca “I have born em 1995”.
Share this Story

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Check Also

Teorema de Tales

publicidade: Teorema de Tales foi estabelecido por Tales ...