Atualidade

Regras do Fies para 2017 – Novas Regras

O Fies, Fundo de Financiamento Estudantil e é um programa criado pelo Ministério da Educação com o intuito de promover a acessibilidade ao ensino superior para alunos matriculados em instituições da rede privada. Podem se beneficiar aqueles que tiveram a avaliação positiva em processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

O Brasil é um país com um elevado custo de vida, ter acesso à educação de qualidade só é possível com a criação de sistemas como o Fies e ProUni.

Para o ano de 2017 o Fies adotará algumas novas políticas. Preparamos este artigo com o intuito de informá-los sobre elas e destacar aquilo que é mais importante para que você possa participar.

publicidade:


O início de suas atividades foi em 1.999 pelo governo de Fernando Henrique Cardoso, após isso o Fies teve as suas políticas melhoradas pelo Luís Inácio Lula da Silva, com alterações na taxa de juros, e período de carência para início da cobrança.

fies

publicidade:

Há um projeto de lei em trâmite no Congresso Nacional que visa a ampliação desse período para 36 meses (3 anos).

Os candidatos participam do programa de pré-seleção onde há a classificação dos mesmos, e posteriormente a apresentação da etapa de requisitos para ingresso. Ainda que não seja pré-selecionado, poderá conseguir a sua classificação através da lista de espera.

publicidade:

Novas Regras para o Fies 2017

As inscrições para o Fies 2017 ainda não foram abertas, mas você pode iniciar preparativos desde já. Para se candidatar é necessário:

– Não possuir nenhum curso superior concluído;

– Não possuir renda bruta per capita acima de dois salários mínimos;

– Só serão aceitos inscrições de alunos que estiverem participado do Exame Nacional do Ensino Médio a partir de 2010 e que possuam uma nota superior a 450 pontos;

– Professores em exercício do magistério da educação básica; integrante do quadro pessoal permanente de instituição pública; matriculado devidamente em cursos de licenciatura, normal, superior ou pedagogia.

As suas inscrições deverão ser feitas através deste site. Aqueles que já estão estão matriculados em instituições privadas, podem fazer as suas solicitações a momento do ano. As vagas ofertadas pelo Fies são limitadas, quem busca por uma oportunidade deve garantir o o acesso a elas o quanto antes para aumentar as suas chances.

Regras do Fies para 2017 – Saiba Mais

– Possibilidade de uma concessão de financiamento mais amplo para estudantes com renda familiar mensal bruta per capita de até dois salários mínimos e meio;

– Os cursos classificados com notas 5 e 4 no SINAES terão serão a principal prioridade no financiamento;

– Regas também validas para os cursos destinados a áreas da saúde, engenharia e formação de professores (licenciatura, pedagogia e normal superior);

– Regiões Norte, Nordeste e Centro–Oeste, exceto o Distrito Federal, serão a prioridade na oferta de vagas para financiamento;

– As notas obtidas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) são utilizadas como critério seletivo;

– Aqueles que estiverem inscritos no sistema FIES poderão receber das instituições de ensino o abatimento de até 5% no valor das mensalidades.

Regras do Fies para 2017 – Encerramento Antecipado do Contrato

Se o estudante decidir pedir o encerramento antecipado do contrato, ele deverá optar por uma das seguintes opções:

Liquidar integralmente o saldo devedor do financiamento ao realizar a assinatura do Termo de Encerramento;

Utilizar o financiamento concedido de forma regular e completar a fase de carência e – amortização conforme as condições previstas no contrato;

Antecipar a fase de carência do financiamento e finalizar o cumprimento da amortização conforme descrito no contrato; ou

Antecipar a fase de amortização do financiamento e quitar o pagamento das prestações conforme as condições do contrato.

As novas regras para o Fies 2017 entrarão em vigor para garantir que haja uma maior inclusão social e a diminuição das desigualdades, especialmente em relação ao ensino, assim também como o estímulo do estudo e comprometimento com o aprendizado.

Veja aqui como conseguir a segunda via do boleto fies

Mais novidades sobre o Fies 2017 serão divulgadas em breve, continuem ligados!

publicidade:
Share this Story

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Check Also

Resultado UNESP 2017

Aqui iremos lhe apresentar a UNESP e orienta-lo ...




Nosso site é gratuito e sempre será. Para ajudar a manter o site funcionando, por favor indique aos seus amigos clicando no G+, não custa nada.

Receba novidades por e-mail

Assine a nossa newsletter e receba novos conteúdos por e-mail!