Estudo

Mobilidade Urbana no Brasil

publicidade:

Mobilidade urbana é o conjunto de condições de deslocamento de uma população dentro de um ambiente geográfico delimitado, as cidades. O termo é usado para definir o trânsito de veículos e de pedestres, usando o transporte individual, com carros e motos, por exemplo, ou o transporte coletivo, com trens, metrôs e ônibus.

Nos últimos tempos, mobilidade urbana tem sido motivo de discussões e debates, uma vez que a maior parte das cidades brasileiras está encontrando dificuldades em produzir condições de mobilidade para seus cidadãos, havendo grande quantidade de congestionamentos durante horários de pico, com excesso de pedestres em áreas centrais que precisam deslocar-se para suas residências.

Escola Brilhante oferece cursos gratuitos, rápidos e online!

GARANTIR MINHA VAGA GRÁTISÚltimas vagas!

Mobilidade urbana

A mobilidade urbana, além de um problema para as pessoas, também é um problema ambiental, uma vez que o excesso de veículos gera maior poluição nos grandes centros, interferindo na atmosfera e nos ciclos climáticos, criando efeitos de ilhas de calor nas cidades e reduzindo a infiltração da chuva, provocando enchentes e, enfim, trazendo uma série infinda de problemas aos moradores das cidades.

Um dos principais problemas da mobilidade urbana é o uso de transportes individuais pela maior parte da população, deixando de lado os transportes coletivos, situação que é agravada pela falta de investimento dos setores públicos nesse tipo de transporte, gerando superlotação nos horários em que são mais necessários.

alternativa-sustentavel-bike-624x416

Mobilidade urbana: O Problema no Brasil

Os principais problemas que impedem uma solução para a mobilidade urbana no Brasil são causados, principalmente por:

  • Má qualidade do transporte público nas grandes cidades;
  • Aumento do número de veículos particulares;
  • Dificuldade de locomoção de lugares periféricos;
  • Herança histórica de uma política rodoviarista no Brasil.

Até o ano de 2014, quando se instalou a maior crise econômica em nosso país, enquanto a população brasileira aumentou em 10 anos cerca de 12,5%, o número de veículos particulares apresentou um crescimento de 140%.

publicidade:

Temos hoje, no Brasil, cidades onde existe uma média de menos de dois habitantes para cada veículo particular, e essa situação torna inviável qualquer medida para garantir um sistema de transporte eficiente.

Na visão de especialistas em mobilidade urbana, uma das soluções é o estímulo ao uso de transportes coletivos, melhorando a qualidade dos ônibus, trens e metrôs, desenvolvendo meios para melhorar a qualidade desse tipo de transporte.

Além disso, deveria haver maior incentivo ao uso de bicicletas, situação que vem sendo implantada através da construção de ciclovias e ciclo-faixas, minimizando o problema da poluição, uma situação que já é bem aceita em outras cidades do mundo.

Com o excesso de trânsito e falta de transporte coletivo decente, o grande problema que se apresenta é o tempo de deslocamento, que vem continuamente aumentando, não somente em virtude de congestionamento, mas também pelo crescimento desordenado das cidades. Com cidades mais compactas e mais planejadas, os deslocamentos seriam mais rápidos e eficientes.

Enquanto não se resolve o maior problema, as grandes cidades, como São Paulo, encontram no rodízio de veículos um paliativo, ou procuram adotar os pedágios urbanos, já que isso poderia reduzir o número de veículos nas ruas.

Mobilidade urbana no Brasil: Como Resolver

Nos últimos 50 anos, o Brasil adotou uma cultura essencialmente rodoviarista, e isso agravou sensivelmente a situação em que nos encontramos atualmente. O uso de trens foi paulatinamente abandonado, as linhas ferroviárias foram banidas de nossa sociedade e as pessoas se viram obrigadas a buscar meios próprios de locomoção, uma vez que o transporte público não acompanhou a demanda nesse período.

A melhor solução para a mobilidade urbana está na reativação dos trens e metrôs, nos monotrilhos e outros tipos de transporte urbano, possibilitando que as pessoas possam se locomover com maior rapidez de suas residências para o trabalho e vice-versa, evitando o acúmulo de veículos nas ruas das cidades.

Os debates, certamente, não devem parar. É necessário regulamentar ações públicas para solucionar a questão da mobilidade urbana, com a melhoria do transporte público e com a redução de veículos poluidores, trazendo um ambiente mais calmo e tranquilo para as grandes cidades.

publicidade:
Share this Story

Facebook Comments

Check Also

Palavras Difíceis e seus significados

publicidade: Há quem diga que inteligência é afrodisíaco. ...




Nosso site é gratuito e sempre será. Para ajudar a manter o site funcionando, por favor indique aos seus amigos clicando no G+, não custa nada.

Receba novidades por e-mail

Assine a nossa newsletter e receba novos conteúdos por e-mail!