Estudo, História

Mula sem Cabeça – Origem da Lenda

A Mula sem Cabeça é uma lenda que faz parte do folclore brasileiro, não tendo uma origem desconhecida, mas mantendo presença em praticamente todo o território nacional, sempre com as modificações pertinentes ao ambiente, de acordo com a região, havendo inclusive modificações no nome.

Em algumas regiões, a Mula sem Cabeça é chamada de Mulher de Padre, Mula Preta ou Mula de Padre, além de outros títulos.

hqdefaultA história, como no caso de todo o folclore, não estabelece como surgiu o primeiro caso, embora alguns pesquisadores tenham citado o fato de que a Mula sem Cabeça seria algo voltado para o modo de pensar de uma população, ou o comportamento e modo de agir, relacionando a Mula sem Cabeça diretamente aos dogmas da Igreja Católica.

publicidade:


A Mula sem Cabeça seria, assim, uma criatura que estaria pagando pelos seus pecados, indo contra os costumes, princípios e condutas da Igreja, sendo o castigo pelas mulheres que tivessem relacionamento amoroso com um padre.

Desta forma, as mulheres deveriam olhar o padre não como um homem, mas como um representante de Deus, uma criatura especial, quase um santo, que estaria presente para pregar a palavra de Cristo, os Evangelhos, e atender espiritualmente a toda a população.

publicidade:

Veja Também: Saci Pererê – A Lenda Do Saci

Assim, quando uma mulher pensasse em namorar com um padre, teria como castigo transformar-se numa Mula sem Cabeça. A lenda espalhou-se de tal forma que muitas pessoas juram ter visto a criatura, um monstro com características apavorantes, apresentando-se como uma mula de cor marrom ou preta, não tendo a sua cabeça e expelindo fogo pela garganta.

Cursos grátis

Clique aqui e faça um curso gratuito. São diversas áreas (tecnologia, informática, web, gastronomia, administração). E o melhor, você não precisa pagar nada por isso.

Em alguns casos, a Mula sem Cabeça possui ferraduras em seus cascos, de outro ou de prata. Segundo a lenda, embora não tendo cabeça, a Mula sem Cabeça tem um relincho muito alto, que pode ser ouvido a grandes distâncias, sendo bastante comum gemer como uma mulher.

A Mula sem Cabeça costuma surgir durante a noite, principalmente às quintas e sextas feitas de Lua Chia.

Ainda de acordo com a lenda, o encantamento da Mula sem Cabeça pode ser desfeito, fazendo com que ela volte a ser mulher novamente. Um desses encantamentos consiste em arrancar o cabresto que ela carrega, e outra forma é furá-la, tirando ao menos uma gota de sangue, com um alfinete virgem, que não tenha sido usado para qualquer outra coisa.

Lenda da Mula sem Cabeça: Origem

Segundo os pesquisadores, a lenda da Mula sem Cabeça pode ter se originado com os povos da Península Ibérica, os portugueses e espanhóis, tendo sido trazida para a América através dos colonizadores.

A lenda persiste ainda com muito mais evidência nas regiões Nordeste e Sudeste, apresentando em cada região as características próprias da crença da população ali residente, como elementos que se modificam de acordo com a cultura do local.

Veja Também: Iara – a Lenda da Sereia Iara

Algumas regiões apresentam a Mula sem Cabeça como uma mulher normal, que se transforma especificamente nas noites de quinta e de sexta-feira, saindo pelos campos de madrugada, relinchando e soltando fogo, desesperada para se livrar de seu pecado. Quando se cansa de correr, retorna à forma de mulher, surgindo cheia de arranhões e machucados provocados pela intensa corrida noturna.

Como se trata de uma lenda provinda da Península Ibérica, a Mula sem Cabeça também é uma figura conhecida na Argentina, onde tem o nome de Mula Anima, e no México, onde é conhecida como Malora.

Da mesma maneira como é conhecida no Brasil, nesses países a Mula sem Cabeça corre pelos campos, destruindo tudo o que vê pela frente, pisoteando as pessoas com suas ferraduras de aço ou de prata, relinchando muito alto e misturando com os relinchos os gritos de uma mulher que precisa se afastar dos seus pecados.

publicidade:
Share this Story

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Check Also

Palavras Difíceis e seus significados

Há quem diga que inteligência é afrodisíaco. E ...




Nosso site é gratuito e sempre será. Para ajudar a manter o site funcionando, por favor indique aos seus amigos clicando no G+, não custa nada.

Receba novidades por e-mail

Assine a nossa newsletter e receba novos conteúdos por e-mail!