Estudo, História

Iara – a Lenda da Sereia Iara

publicidade:

A Iara é uma figura do folclore indígena, fazendo parte de nossa cultura. Trata-se de uma personagem que se apresenta como uma linda sereia, com corpo de mulher da cintura par cima e de peixe da cintura para baixo, com cabelos negros, pele morena e olhos castanhos.

A Iara, também conhecida como “mãe d’água”, é uma lenda proveniente dos rios da Bacia Amazônica, não sendo tão divulgada em outras regiões do Brasil. Conta a lenda que ela costuma viver às margens dos rios, passando a maior parte do tempo admirando sua própria beleza e seu reflexo nas águas, brincando com os peixes e penteando seus cabelos com um pente de outro.

publicidade:

iara folcloreA Iara costuma ficar nas encostas dos rios também para atrair os homens com seu belo e irresistível canto, uma voz que ecoa pelas águas e pelas florestas. Os homens, quando a ouvem, ficam encantados com sua voz e a seguem até o fundo dos rios, de onde nunca mais voltam.

publicidade:

O poder da Iara é tão forte que basta que eles olhem nos seus olhos para ficarem enlouquecidos de amor. A Iara, quando enfeitiça alguém, convida para que cheguem perto dela e os homens acreditam que irão ter um amor eterno com uma mulher encantadora. No entanto, a Iara sempre tem intenções maléficas: o que ela quer é atraí-los para a morte.

Os poucos que conseguem escapar aos seus encantos acabam por se tornar loucos, em razão do encantamento que a Iara joga sobre eles. Para se livrar do mal, apenas o Pajé, o chefe religioso indígena, pode agir, fazendo um ritual para que escape ao feitiço.

História da Iara Resumida

Os índios da Região Amazônica contam que a Iara era uma índia guerreira, de uma beleza exuberante. Todos os seus irmãos tinham inveja dela, já que o pai, o cacique da tribo, a elogiava muito. Um dia, os irmãos resolveram matar Iara, mas ela ouviu o plano e revidou, matando todos os irmãos em sua própria defesa.

Depois disso, Iara fugiu para as matas. O pai, enfurecido, a perseguiu e conseguiu captura-la, aplicando-lhe uma punição: Iara foi jogada no rio Solimões para morrer afogada. No entanto, os peixes a salvaram e, através dos efeitos da lua cheia ela foi transformada numa sereia.

Iara – Lenda do Folclore Brasileiro

A Iara é um dos mitos mais conhecidos no folclore. As pessoas a consideram também uma mulher loura, de olhos azuis, descrevendo-a como uma sereia europeia e não a Iara amazônica. Além dessa mistura, a Iara também é confundida com a Iemanjá africana, não tendo na verdade nada a ver uma coisa com outra.

Alguns descrevem a Iara como um bela mulher com uma cintilante estrela na testa, que funciona como um chamariz para atrair os homens e hipnotiza-los. Os índios dizem que ela é tão linda que ninguém resiste ao seu encanto, evitando até mesmo ficar perto dos lagos e rios depois que a noite chega.

Iara – Curiosidades sobre a Mãe D’Água

  • Iara é uma palavra de origem tupi-guarani, tendo o significado de “aquela que mora na água”. No original, os jesuítas escreveram a palavra como “yara”.
  • Segundo a lenda, em algumas de suas muitas versões, a Iara, quando está fora das margens e da água, transforma-se em uma linda mulher. No entanto, quando nessa forma, perde todos os seus poderes.
  • Um das curiosidades a respeito da Iara é sua forma de sereia. Originalmente, os índios não traziam em sua cultura uma mulher metade gente e metade peixe. Tratava-se apenas de uma mulher que encantava os homens às margens dos rios. Com o desenvolvimento da lenda e a imagem das sereias – que fazem parte da cultura mediterrânea, principalmente entre os gregos – a Iara acabou por se transformar numa sereia, permanecendo nessa nova forma no imaginário popular.
  • Em algumas regiões, a Iara também é confundida com a orixá responsável pelas cachoeiras e rios, fruto do sincretismo dos mitos do folclore brasileiro com a religião africana, trazida da África na época da escravatura.
Share this Story

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Check Also

Teorema de Tales

publicidade: Teorema de Tales foi estabelecido por Tales ...