Estudo

Fontes de Energia no Mundo Atual

publicidade:

As fontes de energia que utilizamos atualmente são recursos naturais ou artificiais, gerando a energia para que possamos ter calor e produzir eletricidade para todos os fins da sociedade, sejam particulares ou comerciais e industriais.

O desenvolvimento de todos os países depende de suas fontes de energia, que devem suprir a demanda da população e de suas atividades econômicas, mas também são uma questão ambiental já que, dependendo da sua forma de produção, podem gerar impactos sobre o meio ambiente.

publicidade:

Nossas fontes de energia podem ser classificadas, atualmente, entre as chamadas energias de fontes renováveis e fontes não renováveis.

publicidade:

Fontes de energia renováveis

fontes de energiaComo fontes de energia renováveis entendemos aqueles que têm a capacidade de serem repostas, embora isso não signifique que sejam inesgotáveis. Algumas dessas fontes de energia, como a energia eólica e a solar, são permanentes, enquanto as energias hidrelétricas podem faltar, dependendo de como são utilizadas. Veja, a seguir, os tipos de fontes de energia renováveis:

Fontes de energia eólica

O vento é uma fonte de energia inesgotável, sendo também renovável. Em algumas regiões, a sua frequência é suficiente para a geração de eletricidade através dos aerogeradores, ativando turbinas que convertem a energia mecânica em energia elétrica.

Fontes de energia solar

Como energia solar temos o aproveitamento da luz e do calor do sol para gerar eletricidade e para o aquecimento de água para uso doméstico e industrial. É também uma fonte inesgotável de energia, que pode manter-se por bilhões de anos. Podemos aproveitar a energia solar em duas formas: fotovoltaica e térmica.

Fontes de energia hidrelétrica

O aproveitamento da água dos rios para a movimentação das turbinas é a energia hidrelétrica. O Brasil usa essa fonte de energia como principal para a produção da energia elétrica utilizada em todo o país.

Fontes de energia de biomassa

A queima de substâncias orgânicas para a produção de energia é feita através da utilização de biomassa, como a lenha, o bagaço de cana e outros resíduos agrícolas, além de restos florestais e excremento de animais. Trata-se de uma energia renovável, uma vez que o dióxido de carbono produzido com a queima é utilizado pela própria vegetação para a fotossíntese.

Fontes de energia das marés

A energia das marés aproveita a subida e descida das marés para produzir energia elétrica, através de eclusas e diques que permitem a entrada de água durante as marés cheias e sua saída nas marés baixa, movimentando as turbinas e produzindo a energia. Também é uma fonte de energia renovável, já que as marés existem desde que temos a Lua como satélite e vai continuar por bilhões de anos.

Fontes de energia não renováveis

As fontes de energia não renováveis são as que utilizam recursos energéticos que possuem uma quantia limitada, podendo terminar em algumas décadas. Veja as principais fontes de energia não renováveis:

Fontes de energia de combustíveis fósseis

Os combustíveis fósseis podem ser usados para veículos e para a produção de eletricidade, como no caso das estações termoelétricas. São combustíveis fósseis o carvão mineral, o petróleo e o gás natural, além de outros menos usados, como o nafta e o xisto betuminoso. O grande problema da utilização dos combustíveis fósseis são os altos índices de poluição gerados em sua utilização, sendo considerados os principais responsáveis pelo aquecimento global.

Fontes de energia nuclear

A energia nuclear, também chamada de energia atômica, é a produção de eletricidade através do aquecimento de água através de reatores que usam o urânio 235, um material altamente radioativo, para a produção de energia. As usinas nucleares são alvo de muitas questões, já que seu uso pode gerar acidentes e provocar sérios impactos ambientais.

Share this Story

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Check Also

Islamismo

publicidade: O Islamismo teve seu início no século ...