Estudo, Português e Literatura

Encima ou Em Cima?

Como já sabemos, nosso idioma possui diversas palavras e expressões que muitas vezes nos confundem. São palavras homófonas, com o mesmo som, que podem ser aplicadas de diversas formas, ou palavras homógrafas, que possuem grafia muito parecida, o que leva a gente a ficar em dúvida na hora de escrevê-las numa frase.

Entre essas palavras e expressões encontramos “encima” e “em cima”. Você sabe exatamente como usar essas palavras dentro de um texto para que façam sentido?

Veja Também: Saiba a diferença entre Derrepente e De Repente

publicidade:


Pois bem, se você tem dúvidas, vamos esclarecer sobre o uso dessas duas palavrinhas e mostrar onde devem ser aplicadas para que você consiga transmitir o seu pensamento:

Encima ou Em Cima?

publicidade:

Encima é derivativo de verbo

A palavra “encima” é proveniente do verbo “encimar”, podendo aparecer na terceira pessoa do singular do indicativo ou na segunda pessoa do singular do imperativo. Seu significado é “colocar em cima de”, “algo situado acima de”, “coroar” ou “elevar”.

Em cima é uma locução adverbial

Quando dizemos “em cima”, estamos indicando uma posição mais elevada, estamos informando sobre algo que está acima de outra coisa indicada. “Em cima” tem como antônimo “embaixo”.

Cursos grátis

Clique aqui e faça um curso gratuito. São diversas áreas (tecnologia, informática, web, gastronomia, administração). E o melhor, você não precisa pagar nada por isso.

Encima ou Em Cima – Ambos estão Corretos

Como vem os, “encima” é a forma conjugada do verbo “encimar”, que se refere a algo que está em cima ou mais alto, enquanto “em cima” deve ser usado como locução adverbial. Vamos ver alguns exemplos do uso dessas duas expressões:

Exemplos de “em cima”

  • Os pratos estão em cima da prateleira.
  • O cão está deitado em cima do sofá.

Exemplos de “encima”

  • A estrela de Natal encima a árvore como símbolo da festa.
  • Um brilhante encima o anel de noivado.

Quais frases estão corretas com a utilização de “encima” e “em cima”?

Para eliminar suas dúvidas, vamos colocar mais alguns exemplos de utilização de “em cima” e “encima”:

  • O caderno está em cima da escrivaninha
  • O caderno está encima da escrivaninha.

A primeira frase é a correta. O caderno está sobre a escrivaninha e não está encimando a escrivaninha. Se disséssemos “o caderno encima a escrivaninha”, estaríamos usando o verbo encimar e a frase estaria correta. “Em cima”, escrito separadamente, está transmitindo a ideia de alguma coisa que está em algum lugar que outro, numa posição mais elevada.

Vamos ver outras frases:

  • Uma ideia central encima todo o projeto.
  • O contador foi encimado como gerente de finanças da empresa.

Como vemos, nessas duas frases também estamos colocando algo ou alguém acima de alguma coisa, mas estamos usando, para isso, o verbo encimar. Não poderíamos dizer que uma ideia central está “em cima” de todo o projeto e nem que o contador está “em cima” da gerência de finanças. Afinal, a posição “encimar” nos leva ao entendimento de algo que está sobre outra coisa como ideia ou como sobrepondo-se a outras situações.

Encima ou Em Cima – Curiosidades

Como já falamos, “em cima” é o antônimo de “embaixo”. No entanto, quando escrevemos “em cima”, escrevemos separadamente as palavras e quando escrevemos “embaixo” escrevemos as palavras unidas.

Isso acontece por uma questão de fonética e de ortografia. Os fonemas “m” e “b” se adaptam perfeitamente na língua portuguesa, e isso facilita a sua união. Se uníssemos a expressão “em cima”, deveríamos escrevê-la como “encima”, o que nos levaria ao verbo “encimar” e não a uma locução adverbial, o que mudaria todo o sentido da frase.

Vamos ver um exemplo disso. Se dissermos:

  • Uma fita encima o cabelo da menina.

Esta frase está correta, uma vez que estamos dizendo que a fita é o que está sobre todo o cabelo da menina, se destacando entre a sua aparência física. Ao contrário, se dissermos:

  • Uma fita está encima do cabelo da menina.

Estamos descrevendo erradamente a situação. Nesse caso, estamos dizendo que uma fita está “em cima”, sobre o cabelo da menina. Embora o sentido seja o mesmo, quando aplicamos a locução adverbial, devemos escrever “em cima” de forma separada, mostrando a quem lê uma ideia mais correta sobre o que está sobre o cabelo da menina.

publicidade:
Share this Story

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Check Also

Palavras Difíceis e seus significados

Há quem diga que inteligência é afrodisíaco. E ...




Nosso site é gratuito e sempre será. Para ajudar a manter o site funcionando, por favor indique aos seus amigos clicando no G+, não custa nada.

Receba novidades por e-mail

Assine a nossa newsletter e receba novos conteúdos por e-mail!