Estudo

Virose – Doenças Causadas por Vírus

Somos atacados por vírus todos os dias, embora não possamos perceber. Todo tipo de doença causada por um vírus é uma virose. Cada tipo de vírus que ataca o ser humano tem afinidade com um órgão ou com alguma parte de nosso corpo. O vírus da gripe, por exemplo, ataca as vias respiratórias e os músculos, enquanto que o vírus da varíola causa outros sintomas, com erupções na pele.

resizeA afinidade criada entre o vírus e os órgãos de nossos corpos estabelece o local propício para a proliferação dos vírus, trazendo os primeiros sintomas de uma infecção e esses primeiros sintomas podem demorar algum tempo para dar os seus sinais, o que nos leva a saber que podemos estar infectados sem, no entanto, manifestar quaisquer sintomas de doenças.

  • Veja Também: Saiba o que é e como lidar com o Bullyng

O período entre a infecção, ou seja, o contato com o vírus e os primeiros sintomas da virose que ele provoca é o período da incubação, um tempo que é variável conforme o tipo de vírus.

publicidade:


Virose – Conhecendo melhor os vírus

Os vírus são seres vivos, muitas vezes até mais de 10 mil vezes menores do que a maior parte das bactérias. Trata-se da estrutura biológica mais primitiva e mais comum no meio ambiente, sendo mais numerosos do que todas as outras formas de vida juntas.

No entanto, não são todos os vírus que podem entrar em nosso organismo e causar viroses. Existem vírus que podem infectar uma planta ou até mesmo uma bactéria, sendo completamente inofensivo para os seres humanos. Da mesma forma, existem vírus que podem infectar seres humanos e são inofensivos para outros seres vivos, como é o caso do vírus da varíola.

publicidade:

como_curar_a_viroseAo contrário dos outros seres vivos, que são compostos por células, os vírus são organismos acelulares, ou seja, não possuem células e, desta maneira, só conseguem se reproduzir e realizar suas atividades metabólicas no interior de células vivas. Exatamente por isso é que provocam a infecção: pela sua necessidade de procriar-se.

Quando um vírus invade uma célula de outro organismo vivo, ao se proliferar, ele provoca a virose. Entre os seres humanos, a proliferação dos vírus são conhecidas como viroses, causando, na maior parte das vezes, dores de cabeça, febre, falta de apetite e indisposição generalizada.

publicidade:

Por se tratar de sintomas muito parecidos, as viroses não são tão facilmente diagnosticadas. É esse o fato que leva um paciente a procurar um médico e receber o diagnóstico de virose. Estabelecido esse prognóstico, é necessário que sejam feitos exames específicos, para saber de que tipo de vírus se trata para que sejam tomadas as providências com relação ao tratamento.

Virose – Remédio e Tratamento

O tratamento das viroses, em sua maioria, é feito com medicamentos para controle dos sintomas, como a febre, as dores, os vômitos ou enjoos. O médico também recomenda sempre repouso e hidratação, cuidados com a alimentação e cuidados para evitar contato com outras pessoas, para reduzir o risco de proliferação. Quando se trata de uma virose comum, os sintomas desaparecem no máximo em uma semana.

Alguns tipos de virose costumam aparecer em determinadas épocas do ano, quando ocorrem mudanças bruscas de temperatura ou quando a umidade relativa do ar está baixa, como é o caso da gripe, que costuma atacar mais durante o inverno.

Nesses períodos sempre é recomendado que não se permaneça muito tempo em locais com aglomeração de pessoas, principalmente locais fechados, além de manter também a vacinação em dia, ter bons hábitos de higiene, lavando sempre as mãos, e manter boa alimentação para aumentar o poder do sistema imunológico do organismo.

Em virtude de sua rápida proliferação, os vírus sempre passam por mutações, tornando-se mais fortes a cada temporada, como é o caso da gripe. Para combater uma possível virose, no caso as mais conhecidas, é necessário o uso de vacinas, tomando os medicamentos prescritos dentro das especificações, no caso de infecção.

Uma coisa que não se pode fazer é tomar medicamentos indiscriminadamente, automedicando-se com antibióticos, uma situação comum em muitas pessoas. Os antibióticos, ao contrário do que se pensa, não combate os vírus, e sim as bactérias, e seu uso indiscriminado faz com que as bactérias se tornem mais resistentes.

Em qualquer situação de virose, é importante consultar um médico e seguir corretamente suas prescrições.

publicidade:
Share this Story

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Check Also

Treinos de Boxe

Um treino de boxe tem de seguir as ...




Nosso site é gratuito e sempre será. Para ajudar a manter o site funcionando, por favor indique aos seus amigos clicando no G+, não custa nada.

Receba novidades por e-mail

Assine a nossa newsletter e receba novos conteúdos por e-mail!