Estudo, História

As 5 Religiões do Brasil

publicidade:

O Brasil é um país muito diversificado, principalmente quando tratamos de religiões. Uma das principais características que temos é o sincretismo, marcado pela junção de crenças e dogmas de diversas religiões, que são aceitas como normais pela maioria da população.

Nossa Constituição tem como princípio a liberdade das religiões, havendo total separação entre Igreja e Estado, e a legislação brasileira proíbe qualquer tipo de intolerância religiosa, deixando a prática livre em todo o território nacional. Nos últimos anos, em virtude de algumas seitas mais fanáticas, tivemos alguns episódios de intolerância, mas o Brasil ainda continua preservando os valores de fé, como pudemos perceber na intervenção imediata da Justiça com relação aos casos ocorridos.

Escola Brilhante oferece cursos gratuitos, rápidos e online!

GARANTIR MINHA VAGA GRÁTISÚltimas vagas!

Veja Também: Islamismo

Entre as religiões, as que mais de destacam no Brasil são as seguintes:

Catolicismo

papa-bento 16

O Catolicismo ainda é a maior força entre as religiões no Brasil, levando sua fé, suas doutrinas, liturgia e teologia, com princípios éticos e comportamentais, criando um conceito de fé básico para os brasileiros.

Entre as 5 maiores religiões brasileiras, o Catolicismo se destaca com a preferência de 65% da população. Consideramos como Catolicismo a fé pregada pela Igreja Católica, incluindo aí tanto a Igreja Apostólica Romana, a Igreja Católica Brasileira e a Igreja Ortodoxa.

Como a principal das religiões do Brasil, o Catolicismo está presente no país desde sua colonização, introduzido que foi pelos missionários jesuítas que acompanharam os colonizadores portugueses. O Brasil é considerado o maior país do mundo em número de católicos, trazendo muitas tradições e tendo muitos centros de peregrinação.

Entre essas tradições, temos a peregrinação à Basílica de Nossa Senhora Aparecida, que é o quarto santuário mariano mais visitado do mundo, sendo capaz de ter em seu interior até 45 mil pessoas. Nossa Senhora Aparecida, uma das versões da mãe de Jesus, é considerada a Padroeira do Brasil pelos católicos.

Outras festas católicas importantes são o Círio de Nazaré, a Festa do Divino Pai Eterno, a Festa do Divino, a Romaria de Trindade e a Romaria de Nossa Senhora Medianeira. Além dessas tradições, consta do calendário católico a festa maior do sincretismo, com a homenagem a Nossa Senhora da Conceição da Praia e Nossa Senhora dos Navegantes, ambas ligadas a Iemanjá, na Umbanda e no Candomblé.

A maior proporção de católicos está nas regiões Nordeste e Sul do Brasil, sendo que a menor proporção é encontrada na região Centro-Oeste.

Protestantismo

igreja-evangc3a9lica

publicidade:

Como segunda das religiões do Brasil, podemos considerar os Evangélicos, que reúne os Protestantes e suas diversas versões, como a Igreja Presbiteriana, a Igreja Luterana, a Igreja Batista, a Igreja Metodista e Congregacional.

O Protestantismo é um dos principais segmentos do Cristianismo, sendo um movimento originário da Europa Central, no século XV, criado como reação contrária às doutrinas e ações do Catolicismo Romano Medieval.

Evangélicos

EVANGELICOS-NO-ACRE

Nas últimas décadas houve uma proliferação de seitas evangélicas, criadas a partir de missionários que se intitulam apóstolos, bispos ou missionários, voltados mais para o conceito de busca de riqueza material e atraindo milhares de seguidores. Essa seitas tem usado os meios de comunicação, como o rádio e a televisão aberta, para conquistar novos adeptos, realizando “milagres” ao vivo e colocando a fé como um meio de obter riquezas.

Espiritismo

5-rc-frame-espiritismo2

Na terceira posição entre as religiões do Brasil está o Espiritismo, uma doutrina codificada por Hippolyte Léon Denizard Rivail, um pedagogo francês que utilizou o pseudônimo de Allan Kardec para divulgar a doutrina.

O Espiritismo, segundo seus próprios seguidores, não é exatamente uma religião, mas sim uma fusão de filosofia, de religião e de ciência, buscando estudar e compreender o universo, não apenas em seu lado científico, mas também no lado moral e ético.

O Espiritismo possui alguns conceitos como o da reencarnação, que era aceito pela Igreja Católica até o século IV DC, não tendo entre seus membros personagens de destaque, como no caso dos pastores, padres e outros títulos.

Umbanda e Candomblé

Escola Brilhante oferece cursos gratuitos, rápidos e online!

GARANTIR MINHA VAGA GRÁTISÚltimas vagas!

Umbanda-12-cor

A Umbanda e o Candomblé são as religiões mais heterodoxas do Brasil, sendo uma evolução das crenças africanas, trazidas na época da escravatura. Muitos de seus membros se consideram também espíritas, havendo maior liberalização com relação a costumes e ritos, sem uma centralização maior dos seus dogmas.

publicidade:
Share this Story

Facebook Comments

Check Also

Palavras Difíceis e seus significados

publicidade: Há quem diga que inteligência é afrodisíaco. ...




Nosso site é gratuito e sempre será. Para ajudar a manter o site funcionando, por favor indique aos seus amigos clicando no G+, não custa nada.

Receba novidades por e-mail

Assine a nossa newsletter e receba novos conteúdos por e-mail!